São dois
os factores que, a meu ver, demarcam os estudos semióticos contemporâneos face
aos antigos e, simultaneamente, instituem a semiótica como ciência. O primeiro
factor é a definição do lugar dos estudos semióticos no contexto dos estudos
científicos: a semiótica é enquadrada epistemologicamente. (...) O outro factor
importante na instituição contemporânea da semiótica foi indubitavelmente a sua
sistematização. Hoje a semiótica como qualquer ciência estabelecida
subdivide-se em disciplinas. (...) A sistematização da semiótica enquanto acto
científico é acompanhada obviamente por uma compendiação escolar da mesma. Os
manuais de semiótica, as obras de introdução, multiplicam-se. A semiótica
estabeleceu-se definitivamente como disciplina curricular de diversos cursos
superiores. Esta é a imagem mais visível da sistematização da semiótica e que,
last but not least, a justifica como ciência do século XX, apesar da sua
tradição milenar.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário