A grande e central contribuição de Marx para a Filosofia, e da qual
direta ou indiretamente vai derivar o conjunto de sua obra teórica, foi
certamente o seu método, o método dialético materialista. Nisto,
acredito, estamos todos de acordo. Os marxistas, pelo menos. Mas onde
não se encontrará tal consenso é na definição precisa desse método. Isto
é, na rigorosa caracterização teórica dele. Veja-se bem: caracterização
teórica, e não simples exemplificação, como é importante realçar em
face da freqüente confusão no assunto, com a derivação dele, da
consideração do método propriamente e sua teoria — que é do que se
trata ou deveria tratar — para exemplos de aplicação do método numa ou
noutra instância particular. Até mesmo a própria proposição dessa
questão, e perspectiva em que há de ser colocada e a sua abordagem, não
são em regra dadas com a devida precisão. Afinal, ainda é de se
perguntar, do que se trata quando falamos em “método dialético”?
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário