Este livro é resultado do
simpósio homônimo, realizado durante a 28a Reunião Brasileira de Antropologia,
entre os dias 2 e 5 de julho de 2012, nas dependências da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. O simpósio foi por nós concebido por sugestão
e encomenda da então presidente da Associação Brasileira de Antropologia, Bela
Feldman-Bianco. A ideia era alimentar a vontade de interlocução entre antropólogos
mexicanos e brasileiros, dando continuidade aos debates conduzidos no 1o Encontro
Mexicano Brasileiro de Antropologia (EMBRA), realizado por iniciativa do Centro
de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) e do
Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (Dan/UnB), no México,
DF em setembro de 2011. O 2º EMBRA estava previsto para 2013 (e assim aconteceu,
em Brasília, em novembro). O simpósio serviria, pois, para manter aquecidos nossos
contatos e interlocução e apresentar a iniciativa a um público brasileiro mais
amplo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário