A revolução de 1930, ocorrida no Brasil, costuma
ser considerada o acontecimento que teria assinalado, definitiva e
irreversivelmente, a transição de
hegemonia política no país. Esquematicamente, tornou-se hábito, entre
historiadores e cientistas sociais, apontar que aquele foi o momento em que
operou-se o deslocamento dos setores oligárquicos tradicionais do poder
político, tendo como contrapartida o rápido desenvolvimento político da
burguesia industrial. Esta, que teria sido a maior beneficiária das políticas
adotadas pelo novo bloco de poder, assegurou, de acordo com algumas análises
históricas, a hegemonia política sobre as demais classes ou frações de classes
sociais.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário