O
anarquismo em suas origens, aspirações, em seus métodos de luta, não está necessariamente
ligado a qualquer sistema filosófico. O anarquismo nasceu da revolta moral
contra as injustiças sociais. Quando apareceram homens que se sentiram sufocados
pelo ambiente social em que eram obrigados a viver, que sentiram a dor dos demais
como se ela fosse a sua própria, e quando estes homens se convenceram de que boa
parte do sofrimento humano não é conseqüência inevitável das leis naturais ou sobrenaturais
inexoráveis, mas, ao contrário, que deriva de realidades sociais dependentes da
vontade humana e que podem ser eliminados pelo esforço humano, abria-se então o
caminho que deveria conduzir ao anarquismo. Era necessário encontrar as causas
específicas dos males sociais e os meios corretos para
destruí-las.
destruí-las.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário