A narrativa da experiência européia da descoberta nos é apresentada,
quinhentos anos depois, pelo saboroso texto de Carmen Bernand e Serge
Gruzinski. Os autores se interrogam sobre a origem da expansão do
Ocidente através do mundo, os valores, os modos de vida veiculados, o
élan criador/devastador que caracterizou a conquista. Ambos assumem uma
posição crítica com relação à história colonial americana, e, muito
embora considerem esta história tecida em parte pelo sistema colonial,
optam por valorizar o processo de ocidentalização do continente
americano. Retomando a crônica referente aos séculos XV e XVI, o texto
restaura o sabor da narrativa, desprezado pela historiografia brasileira
dos últimos anos que tendeu, sobretudo, a valorizar questões teóricas.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário