Para Neil Smith, são
duas as razões que explicam a emergência do desenvolvimento desigual como tema
recorrente de pesquisa: o ressurgimento do interesse geral pelo marxismo, e a
nitidez dos contornos do processo em todas as escalas espaciais. Smith
ressalta, ainda, que a sua pesquisa foca, essencialmente, no processo e no padrão
do desenvolvimento desigual especificamente capitalista – de onde decorre a
necessidade de ancorar-se em uma base político-econômica precisamente definida.
O autor dota o capitalismo de uma geografia própria e distinta dos demais
processos de desenvolvimento pré-capitalistas, imputando a este duas tendências
opostas - para a diferenciação e para a equalização.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário