Fernão Cardim não está entre os jesuítas mais famosos no conhecimento do
público brasileiro como Nóbrega, Anchieta ou Vieira. Porém, esse
português nascido no Alentejo – Arcebispado de Évora – assumiu
importantes funções na América portuguesa onde, inclusive, veio a
falecer em 1625. Tratados da terra e gente do Brasil é um conjunto de textos que se
publicou pela primeira vez em 1925 como resultado de uma escolha
contemporânea, não tendo para seu autor, portanto, a unidade que se
apresenta. Tratados se tornou, à época dos organizadores da obra, um
panorama do mundo brasílico no fim do século XVI, tanto pela narrativa
das cartas que conta de trajetos, pessoas, sentimentos, como pela ação
de sistematização dos tratados que buscam organizar a pluralidade
encontrada no Novo Mundo, desconhecida e, exatamente por isso,
simultaneamente encantadora e aterradora. Domar o mundo pelas palavras e
informar seus leitores era o objetivo de Cardim.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário