O estudo do universo apresenta-se sob a dupla consideração do mundo objetivo e do mundo subjetivo. o primeiro resolve-se em fenômenos físicos ou mecânicos; o segundo, em fenômenos psíquicos ou metafísicos; e todo aquele que quiser abraçar em suas investigações o conjunto da natureza, deve procurar uma explicação tanto para uma, como para outra destas duas ordens de fenômenos. Há quem já tenha procurado explicar o mundo objetivo em função do sujeito (idealismo), assim como há quem já tenha procurado explicar o mundo subjetivo em função do objeto (realismo; materialismo); e foram estas duas escolas opostas que, entrando em múltiplas combinações, prevalecendo, ora um, ora outro dos dous pontos de vista, deram lugar à infinita variedade de sistemas em que esterilmente se divide e subdivide a atividade filosófica.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário