O Brasil de Copas atrás enfeitava ruas, carros e se entregava
deliberadamente para a festa, manifestando a grande capacidade de celebração
que nos é característica. Desta vez, em que o País é anfitrião, um
descontentamento generalizado ganha espaço. Os gastos com o evento provocaram a
expressão de demandas ditas difusas, mas todas envolvendo um anseio: acesso a
direitos e oportunidades para uma vida de mais qualidade. A sensação é de que
não há circo que aplaque essa irritação. Amadurecemos? A insatisfação que tem
levado aos mais variados protestos e reivindicações representa a política em
seu estado mais puro, o da ocupação da ágora. Embora o Brasil pareça avançar
nesse ponto e também seja reconhecido internacionalmente pelos mecanismos de democracia
participativa, há uma questão anterior mal resolvida: a da formação política,
um dos pilares da democracia. A grande massa populacional, segundo pesquisa,
mostra-se rudimentar em matéria de educação para a cidadania. Esse aprendizado
pode e deve ser estimulado em canais formais como escolas, instituições e meios
de comunicação, e não formais, como movimentos organizados.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário