A imprensa tem desempenhado papel relevante nas sociedades
contemporâneas, no que se refere ao fortalecimento da democracia, ao
desenvolvimento das nações e à proteção dos direitos humanos – não
apenas denunciando violações a tais direitos, como fortalecendo o debate
público em torno das formas de defendê-los, garanti-los e promovê-los. Entretanto,
como ocorre em qualquer campo do conhecimento humano, sistema de poder
ou esfera de ação, esse vasto e complexo “ecossistema” comunicacional
convive com produções que não condizem com o desempenho geral do campo.
Desempenho esse que faz da instituição imprensa uma das mais respeitadas
nas sociedades democráticas – aí incluída a sociedade brasileira. E
esses contextos negativos não contribuem para o desenvolvimento humano,
sendo imperioso superá-los. Para tanto, é importante que jornalistas e
fontes de informação reflitam sistematicamente sobre suas práticas,
lançando mão de mecanismos de monitoramento que permitam a
autorregulação dessa esfera tão importante para o desenvolvimento das
relações sociais.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário