A escola no Brasil vem enfrentando o aparecimento de uma série
de dilemas, frutos das mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos,
que terminam por sobrecarregar os professores. Diante desse cenário, boa
parte dos professores que estão na ativa almeja a aposentadoria,
enquanto outros, já aposentados, estão vontando às escolas. É a partir dessa aparente incoerência que Vanessa Ribeiro Andreto Meira
e Yoshie Ussami Ferrari Leite refletem sobre os motivos que levam um
professor aposentado a voltar a uma escola que vem assumindo novos
papéis para os quais muitas vezes ainda não está preparada. Elas
observam que inúmeras novas funções, como o ensino de conceitos básicos
para a convivência em sociedade, antes atribuição das famílias, foram
simplesmente delegadas ao professor, qu em consequência passaram a ter
mais dificuldade para definir prioridades. O estudo toma como base uma pesquisa realizada com professoras
aposentadas que atuam na rede de ensino municipal de duas cidades do
sudoeste do estado de São Paulo - Presidente Prudente e Presidente
Bernardes -, e propõe análises sobre os desafios postos à escola
pública, levantando questões relativas à aposentadoria do professor no
Brasil e discutindo os ciclos de vida e de carreira docentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário