Este livro, com foco principal na discussão sobre os Caminhos da
Liberdade, é resultado do I Seminário de Pós-graduandos em História do
Processo de Abolição e do Pós-Abolição no Brasil realizado na UFF em
maio de 2010. O livro reflete o momento de renovação nos estudos
abolicionistas a partir de 1988, data da comemoração dos 100 anos da
Abolição, com nova pauta de pesquisa e reflexão sobre a escravidão e a
Abolição no Brasil, mais centrada no desmonte da escravidão e nas lutas
sociais posteriores a 1888. O livro está dividido em cinco partes. As
duas primeiras partes, com trabalhos sobre as possibilidades de
liberdade antes de 1888, abordam as tensões legais pelo fim do tráfico, a
experiência de africanos livres e das famílias escravas, assim como o
recenseamento populacional, a Revolução Farroupilha e as disputas em
áreas da fronteira sul. A terceira parte apresenta, por meio da
discussão sobre os projetos abolicionistas, o papel de intelectuais,
jornalistas, espíritas e lideranças negras nas lutas pela abolição. A
quarta parte centra a atenção nos limites da liberdade após o fim da
escravidão, discutindo sobre trabalho infantil, economia leiteira,
festas populares e ações camponesas. Por fim, a quinta parte apresenta
reflexões sobre as festas da liberdade e as memórias da escravidão a
partir de imagens da Abolição e dos carnavais, da literatura, dos
quilombos e das políticas patrimoniais.
Baixe o arquivo no formato PDF aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário